Traduzir o blog

14 junho, 2011

COMUNIDADE ACADÊMICA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE CRATEÚS REALIZA GRANDE CARREATA NA CIDADE COMO PROTESTO ÁS MÁS CONDIÇÕES ESTRUTURAIS EM QUE SE ENCONTRA!

COMUNIDADE ACADÊMICA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE CRATEÚS REALIZA GRANDE CARREATA NA CIDADE COMO PROTESTO ÁS MÁS CONDIÇÕES ESTRUTURAIS EM QUE SE ENCONTRA!


Nesta terça-feira dia 14 de Junho, a Faculdade de Educação de Crateús mostrou sua capacidade de mobilização diante dos problemas enfrentados por toda a comunidade acadêmica desta instituição!


Concentrados no prédio do CAIC onde funciona o curso de Pedagogia da Faculdade, alunos, professores e técnicos administrativos saíram em carreata com apitos, faixas, cartazes, carro de som, motos, carros e um grande número de pessoas em direção ao prédio onde se encontram os cursos de Biologia e Química ao lado do prédio do CVT, realizando no local uma grande mobilização com palavras de ordem como: "estrutura já, para a FAEC não parar!", "nossa FAEC está entregue, ao descaso do governo estadual, "eu vou lutar e vou sem medo, não quero mais a catinga de morcego!" e "estou na luta, tem que mudar, construção do nosso prédio já!".

Logo em seguida, os manifestantes seguiram numa grande carreata unificada pelas pricipais ruas da cidade de Crateús pasando ainda pelas duas praças principais realizando vários atos e expondo para a população as condições precárias da estrutura, falta de laboratórios e a urgência na construção do prédio para a Faculdade. 

O percurso foi até a Praça da Matriz, onde se realizou um grande ato público, onde estavam concentradas em torno de 400 pessoas. Vários professores expuseram a situação da educação pública no Estado e no Brasil, além da política de sucateamento das Universidades Estaduais no Ceará por parte do governador Cid Gomes. O Professor José Vagno Mota expôs a negligência dos governos no processo de construção do prédio e a falta de compromisso com a educação superior no estado, além do convite feito ao reitor nesta segunda-feira (14/06) de ir até Crateús e conhecer a realidade precária da Faculdade. A Professora Doutora Elda Maciel ressaltou o investimento de 290 milhões de reais do governo estadual na construção do aquário na praia de Iracema em contraposição a nenhum investimento no ensino superior público de nosso estado.

Diversos outros professores se manifestaram no ato como Edleuda, Carol, Saulo e ainda o Professor Edmar, parabenizando a atitude dos Centros Acadêmicos de Biologia, Pedagogia e Química em organizarem a carreata e ressaltando a importância de todos permanecerem nesta luta constante, com mobilizações e a participação efeitva de toda a comunidade acadêmica nestas atividades e a continuidade da luta nos demais espaços da Universidade.


Informações sobre o processo de construção do prédio da Faculdade de Educação de Crateús:

Desde o ano de 2008, foi destinada á Faec uma verba no valor total de 1.108.000,00 (um milhão cento e oito mil reais) para a estrutura do prédio mediante um projeto de construção de 17 salas e 1 auditório, sendo que parte deste valor ainda não foi depositado. E no início deste mesmo ano (2008) o Magnífico Reitor Prof. Araripe, prometeu publicamente numa das colações de grau da Faculdade que as obras se iniciariam no mês de agosto daquele ano. No entanto, três anos se passaram e nada foi feito, apenas uma pequena reforma em 2010 que segundo a ouvidoria da UECE, visaram facilitar a acessibilidade dos alunos com deficiência, mas que na verdade, proporcionaram mais transtornos, já que quando chega no período das chuvas o pátio do atual prédio fica completamente alagado.


Condições estuturais:

Os estudantes e professores reclamam das péssimas condições como falta de laboratórios e reagentes para os cursos de biologia e química, salas insuficientes e sem estrutura, falta de materiais didáticos e de multímídia adequados, acessibilidade, assoriamento, transporte para eventos e principalmente falta de professores, além dos morcegos que sobrevoam e expulsam constantemente os alunos e professores das salas do curso de pedagogia. 


Pauta de reivindicações:

A pricipal pauta de reivindicação é o início imediato das obras de construção do prédio com transparência na aplicação dos recursos, bem como a integração do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) para a Faculdade de Educação de Crateús, concurso para professores efetivos, cursos de extensão, assistência estudantil e a construção de uma Residência Universitária.


Próximas atividades:

Os estudantes continuarão desenvolvendo diversas mobilizações na Faculdade até que as obras sejam iniciadas, mantendo sempre contato com a prefeitura que se prontificou a ajudar nas negociações com a reitoria e pró-reitoria de administração da Uece. Além disso, está marcada para o mês de julho uma reunião proposta pelo professor José Vagno Mota através do fórum dos empresários, com a classe empresarial da cidade, estudantes, professores e o reitor, para tratar da questão da estruturação da Faculdade de Educação de Crateús. 


Estudantes, professores e técnicos administrativos da Faculdade de Educação de Crateús permanecem na luta, por uma estrutura digna e uma educação pública e de qualidade!

1 comentários:

Anônimo disse...

adoooooooooreii**
vamos em busca daquilo q realmente merecemos^^
até os anomais como os peixes são tratados melhores
q nois^^

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More