ESTUDANTES DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE CRATEÚS – FAEC REIVINDICAM AGILIDADE NA CONSTRUÇÃO DO PRÉDIO DA FACULDADE, NA COLAÇÃO DE GRAU DO DIA 02 DE SETEMBRO DE 2011.
O ato iniciou-se ás 19:10, quando um grupo de estudantes dos cursos de biologia, pedagogia e química da FAEC adentraram o local onde estava prestes a ser realizada a colação de grau, antes portanto, do início da colação. Um dos alunos, em acordo feito com a própria cerimonialista, iniciou o discurso elaborado previamente e transcrito abaixo na íntegra:
Boa noite a todos os presentes,
Primeiramente, gostaria de parabenizar a todos os concludentes pela grande conquista que estão efetivando esta noite nesta solenidade. Para alguns, esta é apenas uma conclusão de um curso superior, mas para nós que continuamos cursando é a certeza de que um dia chegaremos a este ponto. Apesar de todas as “adversidades” presentes em nossa trajetória acadêmica, consideramos vocês grandes guerreiros por terem realizado este feito que esperamos que seja repetido por todos os outros que passarem por esta Faculdade que há 28 anos vem desempenhando um importante papel na cidade de Crateús, nesta terra querida que forma e que com certeza formará ainda mais seus habitantes.
Ainda falta muito a ser conquistado no que diz respeito á estrutura e assistência nesta universidade financiada por nós que trabalhamos, que ganhamos apenas o suficiente para sobreviver, ás vezes nem isso, mas que mesmo assim, pagamos e financiamos, através de nossos impostos, esta universidade que muitos lutaram, hoje lutamos e no futuro muitos outros lutarão para que seja realmente como o velho jargão: uma “universidade pública, gratuita e de qualidade”.
Esperamos um dia, estarmos assim como vocês, realizando nossa formatura, com nossa família orgulhosa de nosso feito e quem sabe felizes por termos conquistado nosso objetivo imediato: a construção do prédio da Faculdade de Educação de Crateús, da nossa ilustre FAEC. Além do objetivo que compartilhamos com todas as Universidades Estaduais do Ceará, que é o concurso para professor efetivo.
Solicitamos neste momento, compromisso e agilidade de todos os envolvidos no processo de construção deste prédio, do nosso Magnífico Reitor Prof. Francisco de Assis Moura Araripe, dos Deputados Estaduais de nossa região que se comprometeram de falar com o governador, e principalmente do Sr. Governador Cid Ferreira Gomes, que até hoje permanece sem diálogo algum com a comunidade acadêmica da Universidade Estadual do Ceará como um todo.
Apesar dos pesares, nós, alunos dos cursos de Biologia, Pedagogia e Química da Faculdade de Educação de Crateús, continuaremos defendendo nossa faculdade, com nossos professores, que afirmamos porque são, os melhores “formadores” da região e continuaremos ainda mais nesta luta que não é só nossa, é responsabilidade de todos que estão aqui presentes e de todas as cidades da região dos “Sertões de Crateús” que estão presentes em nossa faculdade, através de seus alunos.
Parabéns a todos os concludentes mais uma vez, tenham compromisso e continuem participando ativamente em nossa sociedade porque ainda temos muito a conquistar.
Ao final, o aluno proferiu a palavra de ordem: EFETIVO JÁ, PRA FAEC NÃO PARAR!
O ato teve como objetivo exigir do Magnífico Reitor as providências no processo de construção do prédio e reivindicar melhores condições para os estudantes que sofrem cotidianamente com os inúmeros problemas de nossa Universidade, desde a falta de professores ás péssimas condições estruturais para nós estudantes que, ao chegarmos na Universidade cansado após um dia de trabalho, não temos se quer o direito de estudar num ambiente confortável e com materiais de multimídia suficientes, de qualidade e que atendam ás nossas necessidades, além dos estudantes que viajam horas dentro de um ônibus, vindos de outras cidades para estudar numa unidade da UECE mais próxima.
PARABÉNS A TODAS E TODOS QUE CONSTROEM ESTA LUTA QUE É DE DIREITO E DEVER DE TODOS NÓS QUE FAZEMOS PARTE DA COMUNIDADE ACADÊMICA DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DO CEARÁ!
É NECESSÁRIO, PORTANTO, QUE NÓS, ESTUDANTES, PROFESSORES E DEMAIS FUNCIONÁRIOS DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DO CEARÁ CONTINUEMOS A CONSTRUIR UM MOVIMENTO UNIFICADO QUE SE MOBILIZE POR CONCURSO PARA PROFESSOR EFETIVO URGENTE, ALÉM DE PAUTAS ESPECÍFICAS, ORGANIZANDO ATOS UNIFICADOS DE MAIOR PROPORÇÃO E MOBILIZAÇÕES CONSTANTES EM TODAS AS UNIDADES!