Traduzir o blog

14 junho, 2011

COMUNIDADE ACADÊMICA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE CRATEÚS REALIZA GRANDE CARREATA NA CIDADE COMO PROTESTO ÁS MÁS CONDIÇÕES ESTRUTURAIS EM QUE SE ENCONTRA!

COMUNIDADE ACADÊMICA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE CRATEÚS REALIZA GRANDE CARREATA NA CIDADE COMO PROTESTO ÁS MÁS CONDIÇÕES ESTRUTURAIS EM QUE SE ENCONTRA!


Nesta terça-feira dia 14 de Junho, a Faculdade de Educação de Crateús mostrou sua capacidade de mobilização diante dos problemas enfrentados por toda a comunidade acadêmica desta instituição!


Concentrados no prédio do CAIC onde funciona o curso de Pedagogia da Faculdade, alunos, professores e técnicos administrativos saíram em carreata com apitos, faixas, cartazes, carro de som, motos, carros e um grande número de pessoas em direção ao prédio onde se encontram os cursos de Biologia e Química ao lado do prédio do CVT, realizando no local uma grande mobilização com palavras de ordem como: "estrutura já, para a FAEC não parar!", "nossa FAEC está entregue, ao descaso do governo estadual, "eu vou lutar e vou sem medo, não quero mais a catinga de morcego!" e "estou na luta, tem que mudar, construção do nosso prédio já!".

Logo em seguida, os manifestantes seguiram numa grande carreata unificada pelas pricipais ruas da cidade de Crateús pasando ainda pelas duas praças principais realizando vários atos e expondo para a população as condições precárias da estrutura, falta de laboratórios e a urgência na construção do prédio para a Faculdade. 

O percurso foi até a Praça da Matriz, onde se realizou um grande ato público, onde estavam concentradas em torno de 400 pessoas. Vários professores expuseram a situação da educação pública no Estado e no Brasil, além da política de sucateamento das Universidades Estaduais no Ceará por parte do governador Cid Gomes. O Professor José Vagno Mota expôs a negligência dos governos no processo de construção do prédio e a falta de compromisso com a educação superior no estado, além do convite feito ao reitor nesta segunda-feira (14/06) de ir até Crateús e conhecer a realidade precária da Faculdade. A Professora Doutora Elda Maciel ressaltou o investimento de 290 milhões de reais do governo estadual na construção do aquário na praia de Iracema em contraposição a nenhum investimento no ensino superior público de nosso estado.

Diversos outros professores se manifestaram no ato como Edleuda, Carol, Saulo e ainda o Professor Edmar, parabenizando a atitude dos Centros Acadêmicos de Biologia, Pedagogia e Química em organizarem a carreata e ressaltando a importância de todos permanecerem nesta luta constante, com mobilizações e a participação efeitva de toda a comunidade acadêmica nestas atividades e a continuidade da luta nos demais espaços da Universidade.


Informações sobre o processo de construção do prédio da Faculdade de Educação de Crateús:

Desde o ano de 2008, foi destinada á Faec uma verba no valor total de 1.108.000,00 (um milhão cento e oito mil reais) para a estrutura do prédio mediante um projeto de construção de 17 salas e 1 auditório, sendo que parte deste valor ainda não foi depositado. E no início deste mesmo ano (2008) o Magnífico Reitor Prof. Araripe, prometeu publicamente numa das colações de grau da Faculdade que as obras se iniciariam no mês de agosto daquele ano. No entanto, três anos se passaram e nada foi feito, apenas uma pequena reforma em 2010 que segundo a ouvidoria da UECE, visaram facilitar a acessibilidade dos alunos com deficiência, mas que na verdade, proporcionaram mais transtornos, já que quando chega no período das chuvas o pátio do atual prédio fica completamente alagado.


Condições estuturais:

Os estudantes e professores reclamam das péssimas condições como falta de laboratórios e reagentes para os cursos de biologia e química, salas insuficientes e sem estrutura, falta de materiais didáticos e de multímídia adequados, acessibilidade, assoriamento, transporte para eventos e principalmente falta de professores, além dos morcegos que sobrevoam e expulsam constantemente os alunos e professores das salas do curso de pedagogia. 


Pauta de reivindicações:

A pricipal pauta de reivindicação é o início imediato das obras de construção do prédio com transparência na aplicação dos recursos, bem como a integração do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) para a Faculdade de Educação de Crateús, concurso para professores efetivos, cursos de extensão, assistência estudantil e a construção de uma Residência Universitária.


Próximas atividades:

Os estudantes continuarão desenvolvendo diversas mobilizações na Faculdade até que as obras sejam iniciadas, mantendo sempre contato com a prefeitura que se prontificou a ajudar nas negociações com a reitoria e pró-reitoria de administração da Uece. Além disso, está marcada para o mês de julho uma reunião proposta pelo professor José Vagno Mota através do fórum dos empresários, com a classe empresarial da cidade, estudantes, professores e o reitor, para tratar da questão da estruturação da Faculdade de Educação de Crateús. 


Estudantes, professores e técnicos administrativos da Faculdade de Educação de Crateús permanecem na luta, por uma estrutura digna e uma educação pública e de qualidade!

11 junho, 2011

30° Encontro Estadual de Estudantes de Pedagogia 2011 - 16 a 18 de Junho - FECLESC/UECE - Quixadá - Ceará


30° EEEPe CEARÁ - 2011

Encontro Estadual de Estudantes de Pedagogia
16 A 18 DE JUNHO
FECLESC/UECE - QUIXADÁ - CEARÁ!
______________________________________________________________

OBS.: GARANTIMOS UM MICROÔNIBUS PARA OS ESTUDANTES FAEC!

_________________________________________________________________________

INSCRIÇÃO SEM TRABALHO ATÉ DIA 15/06: 20,00
INSCRIÇÃO SEM TRABALHO A PARTIR DO DIA 16/06: 25,00
________________________________________________

Venho através deste post INFORMAR A TOD@S @S ESTUDANTES DE PEDAGOGIA QUE O 30° EEEPe - Encontro Estadual dos Estudantes de Pedagogia do Ceará ocorrerá este ano na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - FECLESC (Campi da UECE) na cidade de QUIXADÁ! DE 16 A 18 DE JUNHO 2011!

Informamos a tod@s que acessem o BLOG e leiam as informações!

OBS.: QUALQUER DÚVIDA ENTRE EM CONTATO COM E-MAIL PARA: messiasgomes13@yahoo.com.br OU COM OS DEMAIS DA COMISSÃO ORGANIZADORA, ENVIANDO E-MAIL OU LIGANDO, PARA OS ENDEREÇOS QUE ESTÃO NA ABA "Contato" DO BLOG!

ACESSE:
www.30eeepe.blogspot.com

CONTAMOS COM A PRESENÇA DE TOD@S!!!

PARTICIPE!

________________________________________________________________

Messias Gomes
Membro da Comisão Organizadora do 30° EEEPe 2011
Graduando em Pedagogia FAEC/UECE
(88) 9258-4428 / 9978-3288
Msn: edrocklewis@hotmail.com


03 junho, 2011

NOTÍCIAS DO ATO DIA 30/05 das Universidades Estaduais na Assembléia Legislativa - Fortaleza!

Manifestação cobra mais professores
Professores e estudantes de universidades públicas estaduais do Ceará reivindicam a realização de concurso público para professor e reclamam da falta de diálogo com o governador Cid Gomes

31.05.2011
01:30

Na Uece, são necessários 300 professores para atender a demanda (IGOR DE MELO)
Faixas, apitos, narizes de palhaço, cartazes e um violão. Assim, estudantes e professores da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Regional do Cariri (Urca) e Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) realizaram manifestação ontem em frente à Assembleia Legislativa.

A principal reivindicação é a realização de concurso para professores efetivos. Na Uece, são necessários que 300 professores sejam contratados para suprir a demanda. Segundo a pró-reitora de Graduação da Uece, Lineuda Murta, nenhum concurso concurso para professor efetivo foi feito desde 2005”.

O presidente do sindicato dos Docentes da Uece (Siduece), Epitácio Macário, afirma que entre 2007 e 2010 foram contratados apenas 54 professores efetivos, que participaram de concursos públicos realizados antes de 2007. No mesmo período, foram chamados 510 professores substitutos. “Eles querem sustentar as universidades públicas a base de professores substitutos e nós não vamos aceitar isso”, enfatiza Macário. Hoje, os substitutos representam 25%.

Além disso, são solicitadas melhorias na infraestrutura nos campus das universidade estaduais. Na UVA, a categoria pede a construção de restaurante e residência universitária, para evitar a evasão escolar. “Só o campus do Itaperi da Uece tem restaurante universitário e a obra

se arrasta há três anos. No interior, apenas Quixadá possui residência universitária e são apenas 25 vagas”, afirma o secretário de assuntos do Interior da Uece, Tiago Nascimento.

Os manifestantes ironizavam a construção do aquário do Ceará durante a manifestação. “É ou não é piada de salão? Tem dinheiro pro aquário, não tem para a educação”. Às 11h50min, os manifestantes tentaram entrar na Assembleia, mas foram impedidos pelos seguranças. Após uma hora de negociação, eles realizaram reunião com o líder do Governo, deputado Antônio Carlos (PT).

Os representantes do movimento docente afirmam que, desde janeiro, conversam com o secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, René Barreira. De lá para cá, eles aguardam para conversar com o governador Cid Gomes. Como não conseguiram realizar a audiência, decidiram apelar para a mediação do líder do Governo e do presidente da Assembleia, Roberto Cláudio (PSB). Os dois se comprometeram a agilizar a conversa com Cid.

Na manhã de hoje, será solicitada a realização de audiência pública na Assembleia, para debater as demandas de professores e estudantes.

Até o fechamento desta edição, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior não respondeu as críticas de estudantes e professores. Segundo a assessoria, René Barreira está em viagem. O Governo do Estado não adiantou se uma audiência pública com Cid Gomes será realizada, pois ele está viajando.
 
Fonte: O POVO Online/OPOVO/Fortaleza
LINK DA MATÉRIA:
http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2011/05/31/noticiafortalezajornal,2250947/manifestacao-cobra-mais-professores.shtml#tarjaEntreMaterias


_____________________________________________________________________________


Movimentos estudantil e docente das estaduais protestam na AL por audiência com governador
Em mais uma tentativa de conseguir se reunir com o governador, manisfestantes são barrados na AL

Na manhã de ontem, 30 de maio, estudantes e professores da UECE, URCA e UEVA foram à Assembleia Legislativa do Estado do Ceará protestar por uma audiência direta com o governador do Estado, Cid Gomes. Os representantes das universidades estaduais reclamaram da carência por que passam essas instituições. Concurso público para professor efetivo, políticas de assistência estudantil e construção do restaurante e da residência universitária na UEVA são as principais demandas.

“Nós queremos audiência do governador com as lideranças dos movimentos e queremos uma audiência pública no plenário para discutir essas questões com os deputados”, enfatizou o presidente do Sindicato dos Docentes da UECE (Sinduece), Epitácio Macário. Durante o ato, vários manifestantes criticaram a construção do Aquário, que terá investimento de R$ 250 milhões. “O governo do Estado está endividando o Ceará com a construção desse aquário”, opinou a presidente da Seção Sindical da UEVA, Maria Antônia Veiga.
A vice-presidente da Sinduece, Erlenia Sobral, lamentou a falta de oposição na AL ao governo estadual. “Infelizmente, o governador Cid Gomes não tem oposição no Estado. Nós vamos tentar sensibilizar os deputados sobre as nossas carências e sobre a necessidade de termos uma audiência com o governador”, garantiu. Durante o protesto, o vereador João Alfredo (PSOL) manifestou apoio aos estudantes e professores. “O orçamento do Estado diz quais são as prioridades do governo; gastar com um aquário e não fazer concurso para pofessor universitário é uma decisão de prioridade política”. O deputado Heitor Férrer (PDT), voz crítica ao atual governo, foi até à entrada da casa para prestar seu apoio ao movimento e pronunciou-se sobre o assunto. “Os dados das universidades estaduais são estarrecedores”, disse o deputado, que garantiu dar entrada em requerimento hoje, 31 de maio, solicitando a realização de audiência pública para pautar o problema das estaduais.
A grande surpresa do ato foi o fato de os manifestantes terem sido proibidos de entrar na assembleia. Estudantes e professores foram barrados na porta da AL e recebidos pelo Batalhão de Choque. Somente após uma hora de negociações, os manifestantes puderam entrar. “A casa é nossa”, “Ah, eu tô em casa!”, “Governador Cidrica, pior do que tá não fica” foram alguns dos gritos de protesto. O deputado Antônio Carlos (PT), líder do governo na Assembleia, recebeu os estudantes e professores, mas disse que não tem poder de marcar uma audiência com o governador do Estado. “Eu estou disposto a construir essa agenda com o governador. Esse é o compromisso que eu posso firmar senão seria irresponsabilidade da minha parte”, disse.

Na reunião com o deputado Antônio Carlos, os representantes das unidades das três estaduais enumeraram as principais demandas das universidades. “Nós não temos condições de sobreviver dessa forma. Os estudantes estão indo para as faculdades privadas, porque não temos condições de estudar”, lamentou Messias Gomes, estudante de Pedagogia da FAEC e membro do Centro Acadêmico do curso. No momento, representantes dos movimentos estudantil e docente reclamaram da proibição de entrar na Assembleia. “Isso não é forma de receber os cidadãos desse Estado. Isso é um abuso de poder”, protestou a professora Maria Antonia Veiga, referindo-se ao Batalhão de Choque.
Para a decepção dos manifestantes, o deputado Antônio Carlos saiu sem encaminhar uma data de audiência com o gabinete do governador Cid Gomes. Hoje pela manhã, o presidente da Sinduece, prof. Epitácio Macário, e os dirigentes estudantis Dávilo e Karol estiveram no gabinete do deputado Heitor Férrer para entregar a pauta de reivindicações e oficializar o pedido de audiência pública. Na ocasião, o deputado expôs um requerimento de igual teor impetrado em fevereiro de 2011 sem resposta da mesa diretoria da casa e da comissão de cência e tecnologia do Estado.
E mais:
Na última sexta-feira, 27 de maio, professores discutiram, na assembleia convocada pela Sinduece, a regulamentação do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV) e concurso público para professor efetivo na Universidade.
Sobre a necessidade de concurso para professores efetivos, a pró-reitora de Graduação da UECE, Lineuda Murta, disse que, até 2012, a Universidade terá carência de 300 professores. “Os alunos e coordenadores estão sofrendo com essa situação. Muitas vezes, os professores substitutos assumem outras funções no meio do semestre, como concurso em outras universidades e doutorado, e abandonam a turma”, disse. Ainda segunda ela, dos 252 professores substitutos existentes apenas 92 professores estão substituindo afastamentos temporários contra 160 que ocupam vagas permanentes. Isto quer dizer que do total de contratações, 63% estão fora dos parâmetros estabelecidos na Lei Complementar 14/1999 que regulamenta a matéria.

Fonte: SINDUECE (Sindicatos dos Docentes da UECE)

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More